Tribuna Ribeirão
Economia

13º salário – Um terço vai comprar presentes com o 13º

ALFREDO RISK

O recebimento do décimo terceiro salário é sempre um pe­ríodo de alívio para o bolso dos consumidores. Trata-se de um dinheiro extra que pode ajudar tanto no pagamento de dívidas, quanto nas comemorações de Natal e Réveillon. Uma pesqui­sa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Di­rigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que neste ano, mais brasileiros vão se uti­lizar desse dinheiro extra para adquirir presentes.

Na comparação com 2018, aumentou de 23% para 32% o percentual de trabalhadores que vão gastar ao menos parte do décimo terceiro com a com­pra de presentes. Em contrapar­tida, o pagamento de dívidas em atraso é a quarta opção mais citada, com 15% de citações. Em segundo lugar ficou a in­tenção de poupar ou investir os recursos (24%), seguido daque­les que vão destinar o dinheiro extra para as comemorações de Natal e Ano Novo (22%). Há ainda 15% de pessoas que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz, por exemplo e, 14% que vão re­alizar alguma viagem.

Na avaliação da economis­ta-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico pouco melhor do que em anos anteriores pode estimular uma disposição maior dos brasileiros em ir às compras com o décimo terceiro salário. “O país se recu­pera lentamente da crise e ainda sofre com os efeitos negativos da recessão, como desemprego ele­vado e renda comprimida. Ain­da assim, o período mais agudo das dificuldades já foi superado, o que de certa forma, pode esti­mular um otimismo maior dos brasileiros na hora ir de ao con­sumo”, afirma a economista.

De qualquer modo, mesmo com o relativo otimismo do brasileiro em gastar neste Natal, a recomendação da economis­ta do SPC Brasil é que consu­midores inadimplentes devem destinar esse dinheiro para qui­tar dívidas com o pagamento pendente e recuperar o crédito na praça. “A prioridade deve ser sempre sair do vermelho e evitar pagamento de juros que se acumulam. Se o consumi­dor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, che­que especial e cartão de crédito”, afirma Marcela.

Caso o consumidor real­mente queira utilizar o déci­mo terceiro para a compra de presentes, a dica é não dividir em muitas parcelas para não sobrecarregar o orçamento com as contas de início de ano, explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. “O ideal é fugir dos parcelamentos e negociar descontos atrativos nas lojas, preferencialmente pagando à vista. Pechinchar deve ser um hábito permanen­te do consumidor. As famosas lembrancinhas também po­dem ser um recurso útil para quem quer presentear sem gas­tar muito”, afirma Vignoli.

A pesquisa do SPC Brasil também mostra que 52% dos entrevistados pretendem “fazer bicos” ou outras atividades para garantir um dinheiro extra nes­te fim de ano e, assim, garantir a compra de mais presentes ou de melhor qualidade. “Organi­zação é a palavra mais impor­tante neste Natal. É importante planejar a aquisição de presen­tes sabendo exatamente o que se quer comprar. Faça uma lista de pessoas que deseja presente­ar e pesquise valores dos pre­sentes”, diz Vignoli.

“Depois, defina um limite de gastos. O consumidor deve tomar cuidado para não sobre­carregar o orçamento do co­meço do ano, quando é preciso lidar com despesas sazonais pe­sadas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por exemplo”, orienta.

Foram ouvidos 686 con­sumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entre­vistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal apenas com trabalha­dores que recebem o 13º salário. A margem de erro é de no má­ximo 3,7 e 4,0 ponte percentual, respectivamente. A uma mar­gem de confiança de 95%.

Postagens relacionadas

Empresa lança aplicativo para voos executivos

Redação

RP ‘ganha’ 587 MEIs em um mês 

Redação 2

Preço do tomate sobe 91% em SP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com