Meia Maratona Tribuna atrai multidão às ruas de RP

Samur e Tatiana vencem os 21 km e repetem triunfos de 2016


Cerca de 2.500 corredores participaram da 7ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão, prova que aconteceu neste domingo (27), na Zona Sul da cidade. Samur Inácio e Tatiana Rodrigues, assim como em 2016, venceram a prova dos 21 km. Aconteceram ainda provas de 5 km e 10 km.

Participaram da Meia de Ribeirão, atletas de 84 cidades brasileiras, e Londres (Inglaterra). Além de São Paulo, a prova contou com participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e do Distrito Federal.

Foram quase 1.500 corredores inscritos oficialmente, mas os organizadores estimam que outros 1.000 participaram como ‘pipocas’, principalmente na corrida de 5 km.

Samur Inácio, de Ribeirão Preto, foi o vencedor da Meia (bicampeão) com 1h10. Lucas Ferreira Cardoso ficou em segundo, sendo seguido por Luís Fernando Medeiros, Daniel Duarte Naves e Rodrigo Lemes Pereira.

No feminino, Tatiana Rodrigues venceu com 1h34. Tatiana venceu quatro das sete edições da prova. Em segundo ficou Lívia Martins da Palma Colmanetti, sendo seguida por Fernanda Helena Salami, Valéria Rodrigues Zamperlini Alonso e Lucilene Batista Xavier.

Os corredores comprovaram que o percurso foi desafiador, mas elogiaram os pontos de hidratação e a atenção dos staffs.

Além dos staffs profissionais e voluntários, a prova contou - no fechamento do percurso - com apoio da Transerp, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, DER e da Arteris/Vianorte.

Repercussão – “Foi a melhor das edições. Sei que há o que melhorar e vamos trabalhar para isso, até porque, nosso objetivo é que a prova seja internacional, com a presença de atletas da elite nacional e internacional em 2018”, disse Fabiano Ribeiro, um dos organizadores da Meia.

O prefeito Nogueira, um incentivador dos esportes (foi o grande apoiador para que Ribeirão Preto tivesse novamente um time de vôlei de ponta), chegou logo cedo para acompanhar a largada dos atletas e, ao lado da esposa Samantha Pineda, ficou até o encerramento da premiação. “Só para quem estava lá foi possível se eletrizar, tanto na largada quanto na chegada dos atletas. A Meia Maratona de Ribeirão Preto se consolidou e já está preparada para ser um evento internacional, digna da metrópole global onde ela é realizada: nossa querida Ribeirão Preto”, destacou.

O secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, lembrou que a “Meia” já é uma referência para outros eventos. “Um local extremamente bonito que mostra a cara de Ribeirão. Percebi que os corredores aceitaram o percurso e nós, da Secretaria de Esportes, nos sentimos orgulhosos em receber um evento dessa magnitude e por ele estar no Calendário Oficial de Eventos Esportivos. Parabenizamos a todos os organizadores e apoiadores”, destacou.

A segurança, tanto para os atletas como para os moradores das ruas “afetadas” pelas alterações no trânsito, foi amplamente discutida durante a fase de planejamento do evento. E o resultado foi positivo. Para o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior nenhuma ocorrência foi registrada ao longo do evento. “A integração junto à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, DER, Artesp e Concessionária foi fundamental para a garantia da segurança das provas. Os condutores que circulavam pela região Sul foram orientados com rotas alternativas e compreenderam as mudanças no trânsito durante a corrida, e alguns até participaram como espectadores da Meia Maratona”, lembra Júnior.

“Ribeirão Preto é uma marca e nosso objetivo é vendê-la ainda mais e de uma maneira muito saudável para o Brasil e o mundo”, afirmou o diretor do Tribuna e organizador da prova, Eduardo Ferrari. Este ano já tivemos corredores de cinco estados, mais o Distrito Federal, além de um atleta de Londres. Esta é a razão da buscar por parcerias como, por exemplo, com o Convention Bureau e a Passaredo, entidade e empresa que atuam e projetam nossa cidade em âmbito nacional, lembrou Ferrari.

Meia de Ribeirão – Internacional – Se depender da vontade do presidente da ACIRP, Dorival Balbino, a 8ª edição da Meia Maratona será internacional. A prova faz parte do calendário de eventos em comemoração ao aniversário da entidade desde 2016. "Além de divulgar Ribeirão para um público relevante, a Meia Maratona atrai pessoas de toda a região e até de outros estados que vêm para a cidade e consomem em nossos estabelecimentos. Com o status de ‘internacional’ acredito que essa abrangência seja ainda maior, levando o nome da cidade ainda mais longe, atraindo mais gente", destacou Balbino.

A estrutura da prova foi muito elogiada, porque garantiu comodidade, praticidade e segurança para os atletas e seus familiares, aliado, claro, à beleza do local, o estacionamento do RibeirãoShopping. “A soma dos esforços do jornal Tribuna e do RibeirãoShopping resultou numa prova bem organizada e com um novo e desafiador percurso, além de uma largada e chegada com uma excelente infraestrutura”, afirmou o gerente de marketing do RibeirãoShopping, Marcos Botelho. O shopping aposta na Meia de Ribeirão desde sua primeira edição.

Patrocinadores de peso – Além de ACIRP, Prefeitura de Ribeirão e RibeirãoShopping, a Meia Maratona Tribuna Ribeirão teve o patrocínio Premium da Ambient, Sincovarp, Passaredo, Powerade e Crystal e patrocínio Standard da Decatlhon e do SinComerciários. A prova também fez uma homenagem aos Bombeiros que realizaram demonstração de materiais e distribuíram uma cartilha com dicas de prevenção a afogamento (em breve se inicia o verão) para o público infanto-juvenil. O mascote “Faísca” também participou do evento, alegrando principalmente as crianças.

A prova teve ainda apoio logístico do Daerp, Guarda Municipal, DTP e Estre, realizando toda a limpeza e manutenção da arena e do percurso. Como apoio de divulgação, a prova contou com TV Record, Vivace, Difusora FM, New Cores e Fonte assessoria de imprensa.

Foi dada a largada para 2018 – A 8ª Meia Maratona já tem data marcada em Ribeirão: 26 de agosto. Realizada sempre no último domingo do mês de agosto, a prova mais uma vez fará parte do calendário dos eventos em comemoração ao aniversário da ACIRP, que em 2018 completará 114 anos. A entidade é a maior da macrorregião em termos de representação empresarial, com mais de seis mil associados.